Silva Freire será lembrado em sessão especial

Os 80 anos do nascimento do poeta será reverenciado durante as homenagens do Setembro Freire realizado pela Unesco

A Assembléia Legislativa vai realizar uma sessão especial para homenagear os 80 anos de nascimento do poeta Silva Freire. O evento está previsto para acontecer no dia 11 de setembro de 2008, às 19 horas, no Plenário das Deliberações.

De acordo com o autor da homenagem, presidente da Casa, Sérgio Ricardo (PR), a iniciativa vai de encontro com os objetivos da Unesco, que é promover a diversidade cultural e o diálogo intercultural. Para isso, o escritório da entidade em Cuiabá, propõe o ´Setembro Freire´, que visa fomentar o conhecimento da literatura mato-grossense representada na obra do poeta, por meio de um Circuito Cultural, aberto à comunidade durante o mês de setembro, em Cuiabá. O primeiro Circuito Cultural é uma parceria entre a Unesco, Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, Universidade Federal de Mato Grosso, Academia Mato-grossense de Letras, Ordem dos Advogados do Brasil - seccional MT, a Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso, Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Prefeitura de Cuiabá e o Sesc Arsenal.

“A Assembléia Legislativa cumpre o seu papel nessa ampla parceria ao realizar a sessão especial em homenagem aos 80 anos de nascimento de Silva Freire, que será precedida com a abertura de uma exposição fotográfica relacionada ao aspecto político-literário da trajetória do eminente mato-grossense e posteriormente com a entrega de moções de louvor aos cidadãos e cidadãs que contribuíram e contribuem para a disseminação da obra de Silva Freire”, explicou o deputado Sérgio Ricardo.

Na proposta, o deputado justifica que a promoção do primeiro Setembro Freire poderá ser o início de um projeto mais amplo e permanente que contribuirá para o fortalecimento da literatura mato-grossense, a popularização das obras dos poetas mato-grossenses reafirmando a identidade cultural de seu povo.

POETA - Benedito Sant`Anna da Silva Freire nasceu no dia da Revolução Farroupilha, a 20 de setembro de 1928, em Mimoso, Terra de Rondon. Advogado criminalista, jornalista cultural, poeta moderno, professor universitário da Faculdade de Direito da UFMT, com relevantes contribuições na história político partidária sob a bandeira dos ideais trabalhistas. A vida estudantil de Silva Freire, em especial a sua atuação em 1956, como presidente do Teatro Universitário Brasileiro da UNE (1956/59) e secretário de Cultura da mesma entidade propiciou que unisse duas preocupações básicas: luta pela justiça social e pelo acesso à cultura. Apesar das multiplicidades de ocupações, o compromisso estético, político e ético, foram o alicerce comum de sua vida e obra literária.

(Fonte: Saite da AL-MT)

Nenhum comentário: