Cidadãos cuiabanos são homenageados por difundirem a obra de Silva Freire

Em uma sessão especial realizada no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, na Assembléia Legislativa, foram homenageadas 64 personalidades cuiabanas que ajudaram a difundir e preservar a obra literária de Silva Freire.

O evento faz parte do Circuito Cultural Setembro Freire, promovido pelo Escritório Antena da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em Mato Grosso, e conta com o apoio cultural da Prefeitura de Cuiabá. O Circuito, que teve início no dia três de setembro e segue até o dia 27, tem como objetivo celebrar a trajetória do poeta mato-grossense Benedito Sant’Ana Silva Freire, que completaria 80 anos no dia 20 de setembro.

Após a sessão de homenagens foi aberto a Exposição “Silva Freire Político” no Saguão da AL.

Silva Freire - Nascido no dia da Revolução Farroupilha (1928), no distrito de Mimoso, município de Santo Antônio do Leverger, (terra de Rondon), descreveu como ninguém o cerrado, o pantanal e outros temas relacionados ao infinito e a cotidianidade mato-grossense em seus poemas.

Advogado criminalista, jornalista cultural, poeta de vanguarda, professor universitário e um dos fundadores da Faculdade de Direito da UFMT, Silva Freire também modificou o território cultural com relevantes contribuições na história político partidária sob a bandeira dos ideais trabalhistas e do incentivo a novos escritores, teatrólogos e cineastas, entre outras áreas do conhecimento.

Nenhum comentário: